quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

3º período de administração

Oi pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim!

Hoje venho compartilhar um pouco de como foi o 3º período da faculdade. Já falei anteriormente sobre o e o , caso queiram conferi-los basta clicar nos respectivos números.


Na intenção de me formar mais rápido decidi puxar todos os créditos que fossem possíveis. Resultado: minha grade totalizou 10 matérias sendo 5 presenciais e 5 online. Loucura? Talvez. Porém nada impossível de conciliar pois a carga horária do meu estágio atual é de apenas 4h por dia.

PRESENCIAIS:

Análise Econômica de Mercado.
Fundamentos de Marketing.
Contabilidade de Custos.
Comportamento Organizacional.
Logística Empresarial.

ONLINE:

Metodologia Científica.
Ciências Ambientais.
Empreendedorismo.
*Tópico especial* Criatividade e Inovação.
*Tópico especial* Liderança e Coaching.

O maior problema foram as minhas incontáveis faltas. Saía 14h da empresa e como só tinha aula 18h30min ou 20h30min ia pra casa do Léo e a preguiça se apossava do meu ser na maioria das vezes. Obviamente isso prejudicou (e muito!) o meu entendimento, mas tenho facilidade de aprendizado e acreditei que seria possível correr atrás do prejuízo. Em partes até foi, porém pela primeira - e última - vez me estrepei devido a uma série de fatores que poderiam ter sido evitados se eu simplesmente tivesse assistido mais aulas.

Irei salientar todos eles agora. Vamos para a parte mais importante: o detalhamento.

1- Comportamento Organizacional. [9,3]

O conteúdo dessa matéria foi extremamente semelhante aos de Teoria das Organizações (1º período) e Fundamentos de Gestão Empresarial (2º período). Coincidentemente todas elas foram ministradas pela professora Denize Veiga e, graças a excelente didática da mesma, não tive nenhuma dificuldade. Acredito que tenha sido o pilar do período pois resumiu os pilares dos anteriores.

2- *Tópico especial* Liderança e Coaching. [8,7]

Já começo dizendo que não aproveitei as disciplinas online como deveria/poderia. Só percebi a excelente qualidade dos materiais disponibilizados ao estudar rapidamente para a A2. Na minha faculdade a A1 é composta por notas obtidas em fóruns e/ou trabalhos virtuais, então você "não precisa" necessariamente acessar o conteúdo. Já a A2, além de presencial, possui questões discursivas e aí uma "varredura" no portal é inevitável.

Liderança e Coaching são assuntos similares que me interessam. Ainda não me sinto - tampouco estou - preparada para ocupar cargos de liderança, porém esse é o meu objetivo e o conceito de coaching é compatível com minhas crenças e valores. Confesso que não fiz grandes descobertas, mas reforcei inúmeras certezas. 

3- *Tópico especial* Criatividade e Inovação. [8,5]

Nesse período foi mais difícil definir a minha matéria favorita, mas essa - sem dúvidas - é uma delas. Apesar de - como disse acima - não ter usufruído corretamente da grade virtual, os poucos textos que li e vídeos que assisti  foram suficientes para expandir a minha visão de mundo e isso me surpreendeu positivamente. Obviamente a intenção desse tópico é "ensinar" através de estímulos e as pessoas que o formularam fizeram jus ao nome do mesmo (criativos e inovadores). 

4- Empreendedorismo. [8,5]

Ter puxado essa matéria juntamente com o tópico que comentei acima foi inconscientemente inteligentíssimo da minha parte pois ambas abordaram a capacidade de inovação, porém empreendedorismo falou especificamente sobre o mercado empresarial e - consequentemente - diversos outros pontos foram explorados. Além de estudarmos exemplos reais de personalidades empreendedoras que mudaram o mundo, houveram diversos debates agregadores que contribuíram para o aprendizado da turma como um todo. 

5- Metodologia Científica. [8,3]


Metodologia científica é o estudo dos métodos ou dos instrumentos necessários para a elaboração de um trabalho científico. É o conjunto de técnicas e processos empregados para a pesquisa e a formulação de uma produção científica. A metodologia é o estudo dos métodos, especialmente dos métodos das ciências.

Quase reprovei nessa matéria por pura desatenção à plataforma. A nota da A1 foi dividida em três atividades sendo uma delas responder quatro questionários sobre a matéria e eu respondi apenas um. O pior é que o respondi diversas vezes achando que estava fazendo corretamente, mas não entendi que precisava simplesmente clicar na seta do canto direito da tela para passar para o próximo. Fiquei com uma nota péssima, mas consegui compensar tirando 10 na A3. 

Me arrependi de ter puxado essa matéria nesse período pois o conteúdo dela é extremamente importante para o TCC e ainda vai demorar um pouco para eu começar a desenvolvê-lo.

6- Fundamentos de Marketing. [8]

Marketing foi a minha matéria favorita do período tanto pelo conteúdo quanto pelo professor que a ministrou. Apesar de não ter a pretensão de me especializar nessa área tenho muito interesse na mesma e estudar suas vertentes foi ótimo! O professor Lugati é bem direto, tem uma personalidade forte e isso fez com que eu simpatizasse com ele de cara. O único ponto negativo foi seminário que nos foi passado como trabalho da A2, mas não pelo seminário em si e sim pelo fato dele ser feito obrigatoriamente em grupo. Resultado: não deu certo e ainda enfraqueceu amizades! Rs. Dentre todos os assuntos abordados o meu preferido foi Brand Equity (tema do meu seminário).

7- Logística Empresarial. [7,5]

A Logística Empresarial estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivo para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos.

Faltei muitas aulas dessa disciplina pois ela era ministrada às sextas-feiras. A puxei às segundas, mas aos 45min do 2º tempo houve essa alteração brusca. Fiz a A1 sem ter assistido sequer uma aula e achei que tiraria 0 pois foi a prova mais difícil que já fiz na vida, mas quando a nota saiu tive uma agradável surpresa: 7. A verdade é que dentre todas as matérias desse período essa foi a que mais se referiu a minha amada Gestão de Processos e fiquei super feliz em ter sentido facilidade nela. Não recordo o nome do professor no momento, mas a didática dele foi extremamente agradável e amei isso. 

8- Ciências Ambientais. [7,3]

Matéria mais chata do período: sim ou claro?! Rs. Tenho consciência da importância da preservação do meio ambiente (de forma geral) e que todos precisam ter no mínimo noções básicas do assunto, mas estudar esse tema de forma tradicional é muito entediante. Acharia muito mais útil e interessante se houvesse algum tipo de projeto em vez de textões intermináveis e provas. Não aprendi nada novo, apenas mais do mesmo. 

9- Análise Econômica de Mercado. [RPV]

Confesso para vocês que essa foi a matéria que eu mais estudei no período inteiro. Faltei muitas aulas, tirei 2 na A1 e tive que me esforçar para tirar uma boa nota na A2 e poder fazer a recuperação. É uma matéria bastante complexa e as provas eram bem diferentes das que eu estava habituada a fazer. Resumindo: consegui a nota que precisava na A2, mas reprovei na A3. Apesar de parecer algo simples e corriqueiro não foi bem assim e é isso que explicarei agora.

A nota da A2 foi composta por: nota da prova (8) + nota do trabalho (2). Fiz o trabalho e precisava de no mínimo 5 na média final para ter condições de fazer a A3, então bastava tirar 3 na prova e após fazê-la estava convicta que havia conseguido. Quando a nota foi postada entrei em desespero: 4. COMO ASSIM!? Fui na faculdade no dia e no horário da aula e a professora havia entregado as provas mais cedo e ido embora. Ela só estava na faculdade nesse dia e não tive como contactá-la. Enviei um e-mail e não obtive resposta. Desanimei. Além dessa matéria precisava estudar para Contabilidade de Custos e desisti. Sou 8 ou 80, reprovar em 1 ou 2 não faria diferença para mim pois seria reprovação de qualquer forma. Na semana seguinte foi a recuperação e - por desencargo de consciência - fui para faculdade falar com ela e, surpresa, ela havia lançado a nota errado. Esqueceu de somar com a nota do trabalho. Na verdade tirei 6 e, com isso, ainda tinha chances de passar se conseguisse 6 na A3. Só que eu não havia estudado. Não havia pego a minha prova para saber onde errei. Resultado: tirei 3 e reprovei. 

Ao relatar tudo isso não estou me isentando de culpa em relação à reprovação, porém é óbvio que se ela tivesse lançado a minha nota corretamente eu teria estudado e, provavelmente, tirado uma nota suficiente para ser aprovada. Se ela não tivesse ido embora no horário da aula dela no dia da entrega das provas ou respondido o meu e-mail o erro teria sido reparado a tempo. Mas, como disse anteriormente, se eu não tivesse faltado tantas aulas nada disso teria acontecido. A principal culpada sou eu. 

Anyway,

Microeconomia, macroeconomia e contabilidade social foram alguns dos assuntos tratados.

10- Contabilidade de Custos. [RPV]

Essa foi a contabilidade mais fácil do curso até agora e não estou sendo sarcástica. Fiz a A1 sem assistir nenhuma aula e tirei 5, precisava de 7 para passar na A2 e tirei vergonhosos 1,5. Pelos motivos citados acima sequer fiz a A3.
Ufa!

Passada a parte tensa da postagem é chegada a parte boa: fotos! Não há muitas, mas gostei das poucas que foram tiradas.

Rony.

Yuri.

Eu.

Yuri, Rony, eu, Marcilene e Felipe.

E é isso!

Minhas metas para o 4º período são: faltar menos aulas, compensar as reprovações através de notas e quantidade de matérias puxadas (não puxaria muitas no próximo período se tivesse passado em todas nesse) e não precisar fazer nenhuma A3. 

O 3º período foi - sem dúvidas - o mais estressante e desgastante até agora, porém a cada dia que passa a minha certeza sobre Administração ter sido a melhor escolha que já fiz é reforçada. Amo esse curso e tenho muito orgulho dessa profissão apesar dos pesares. 

O profissional faz a profissão e não o contrário. Ainda que a mesma seja desvalorizada e haja uma grande quantidade de profissionais disponíveis no mercado, se você for diferente dos demais se destacará, terá reconhecimento e atingirá seus objetivos. 

Até o 4º período!

Nenhum comentário:

Postar um comentário