sexta-feira, 16 de março de 2018

Kindle Paperwhite

Oi pessoal, tudo bem? Espero que sim!

Em janeiro comprei meu tão sonhado Kindle paperwhite e hoje - depois de alguns livros já lidos - venho compartilhar com vocês todo o processo de compra e, é claro, resenhá-lo! 😍


Não lembro o momento exato em que tomei conhecimento da existência dos eReaders, mas confesso que o conceito não me agradou de cara. Assisti diversos vídeos sobre o Kindle, sobre o LEV e sobre Kindle X LEV e só conseguia pensar que um "tablet" jamais substituiria um livro físico na minha vida. Na época não estudava nem trabalhava e tinha todo o tempo livre do mundo para ler livros de quaisquer tamanhos no conforto da minha cama.

Os anos se passaram e em 2016 comecei a trabalhar, entrei na faculdade e minha vida se tornou uma loucura! Ler se tornou uma missão quase impossível. Em 365 dias li apenas 2 livros (ambos em PDF durante um feriado prolongado). Estava tão atarefada que no início sequer pensava nisso, mas depois de alguns meses a ausência de leitura afetou minha capacidade de escrita e aí o incômodo foi inevitável.

Inesperadamente saí do meu emprego, troquei de curso, mudei de universidade e, ao ingressar no meu primeiro estágio, encontrei um estímulo inédito para leitura online. Tanto minha supervisora quanto a chefe do RH da empresa eram (e ainda são) viciadas em livros e liam (e ainda leem) ebooks e PDFs. Naquela altura só havia lido 2 livros dessa maneira (os que citei no parágrafo acima) e simplesmente detestava, mas quando "não tem tu, vai tu mesmo", né?! Em aproximadamente 2 meses li 6 livros em PDF pelo meu celular e esse número só não cresceu porque fui assaltada e fiquei 5 meses usando o celular minúsculo do meu priminho de 7 anos. 

Esses 5 meses foram suficientes tanto para que eu perdesse o costume de ler pelo celular quanto para que eu fosse - 2 meses depois do assalto - repentinamente dispensada do bendito estágio. Resultado: sem a ferramenta e sem o estímulo. Consegui outro estágio depois de 2 meses de procura e no mês seguinte comprei um celular novo, porém não consegui (e não consigo até hoje) desempenhar nele as atividades que desempenhava com facilidade no anterior e ler é apenas uma delas.

Foi através da blogueira Luísa Accorsi que lembrei da existência do Kindle e - pela primeira vez - desejei ter um eReader. Pesquisei sobre cada detalhe e fiquei numa dúvida mortal entre o Kindle e o LEV. No fim do ano passado a empresa que estagio (a famosa "empresa dos sonhos") presenteou os estagiários, aprendizes e funcionários com um gift card de R$300,00. Ao procurar as lojas que o aceitavam encontrei a Saraiva e - depois de muitos questionamentos internos - decidi: "vou comprar o LEV". 

Fui na Saraiva do Shopping Tijuca e tanto o LEV Fit quanto o LEV Neo estavam disponíveis para acesso no mostruário e graças a isso me livrei de uma possível roubada: a lentidão de ambos era absurda e me fez desistir na hora. Fiquei extremamente decepcionada e ainda mais chateada pois o gift card só era aceito em lojas físicas e não há filial da Amazon aqui no Brasil.

Depois de algumas semanas fui no Ponto Frio do Shopping Tijuca com meu noivo para analisarmos os preços e resolvermos se valeria a pena comprarmos alguns utensílios com o meu gift card e a surpresa: o Kindle estava à venda! Fiquei super animada, porém novamente cheia de questionamentos internos pois havia me convencido a comprar coisas de casa. O Léo a todo momento dizia que eu deveria gastá-lo comigo, mas o maior julgamento é sempre o próprio e saímos de lá sem levar nada.

Conversei com Deus e o mundo, fiz tempestade em copo d'água e dramatizei horrores até que - dias depois - finalmente optei por comprar o Kindle. Saí do estágio, voltei no mesmo Ponto Frio e ao chegar lá fui informada que o estoque estava zerado. Quis dar um tapa na minha própria cara, porém algo me disse para ir em outro Ponto Frio e, seguindo meus instintos, fui - com poucas esperanças - no da Uruguaiana. A vendedora me informou que só havia 1. Fiquei feliz, mas quando ela estava finalizando a compra no sistema apareceu um erro: produto reservado. Quis dar outro tapa na minha própria cara, porém ela disse que iria verificar se estava pago. Não estava e ela foi no estoque liberá-lo. Rolou outro probleminha que não entendi direito, mas no fim deu tudo certo e, com a graça do meu senhor Jesus Cristo, o comprei. 


E agora, feito todo o detalhamento, irei compartilhar as informações de forma mais objetiva. 

• ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS: tamanho, peso e etc.

1. Iluminação embutida: sim (4 LEDs).
2. Mudança de página: tela sensível ao toque.
3. Resolução: 300ppi.
4. Cores: preta ou branca.
5. À prova d'água: não.
6. Tempo de bateria: semanas.
7. Conectividade: Wi-Fi ou Wi-Fi + Free 3G.
8. Peso: Wi-Fi - 205g | Wi-Fi + Free 3G - 217g.
9. Dimensões: 169 x 117 x 9.1 mm.
10. Tela: antirreflexo.
11. Armazenamento: milhares de eBooks.

Fonte: Amazon.

• PREÇO: quanto custou?

R$399,00 na promoção do Ponto Frio (no site da Amazon estava bem mais caro). Paguei R$300,00 com o gift card e passei o restante no cartão de crédito.

• PRIMEIRAS IMPRESSÕES: embalagem, manuseio e desempenho.

Veio muito bem embalado na caixinha e parcialmente carregado. O único item presente na mesma além do próprio Kindle é um cabo USB. Como havia lido muito sobre ele, não tive nenhuma dificuldade ao manuseá-lo (as funções são bem simples e objetivas). O coloquei para carregar apenas para completar a carga e continuei acessando. Fiz a assinatura do Kindle Unlimited durante os 30 dias de teste gratuito e baixei alguns livros. Logo de cara me surpreendi com o desempenho do mesmo, não tem nem comparação com o LEV: super rápido!


• PAPERWHITE: por que não comprou o mais barato?

O Kindle "normal" estava menos de R$200,00, mas não valeria a pena para mim pois não possui LED. Acredito que essa seja a única - e crucial - diferença entre ele e o Paperwhite. A minha intenção ao adquirir um eReader era a de facilitar e possibilitar a leitura em condições em que o livro físico não fosse prático e a ausência de luz dificultaria a leitura em ambientes escuros (ônibus intermunicipal a noite, por exemplo). Fora que o interruptor do meu quarto não é do lado da cama e não tenho abajur no criado mudo, então ele também me poupa de ter que levantar para desligar a lâmpada. 😂

• UTILIDADE: as suas expectativas foram atingidas?

Não só atingidas como também superadas! Não uso meu Kindle apenas para ler, mas também para estudar. Havia lido em alguns lugares que a visualização do PDF no Kindle não é muito boa, porém discordo veementemente: coloco todas as minha apostilas da faculdade nele através do cabo USB e as leio tranquilamente. Obviamente as opções de estilo e tamanho de fonte não estão disponíveis nesse formato, mas as duas principais (destaque e nota) estão e são mais do que suficientes para mim.

• DURABILIDADE E MANUTENÇÃO: é frágil?

Não é frágil, mas requer alguns cuidados básicos em relação à quedas e água (como qualquer eletrônico). No mercado existem diversas opções de cases e películas e no início me recusei a adquirir pois considero o valor desses acessórios um tanto quanto exacerbados, mas em pouco tempo percebi que o Kindle estava ficando arranhado e fui obrigada a me render.

Meu coordenador me indicou o site Webookers (que possui preços um pouco mais acessíveis) e comprei uma case lá por R$79,90 (não é algo barato, porém é necessário).

Ps.: tive um problema com a case (o fecho magnético soltou com pouquíssimo tempo de uso) e ao contactar a loja sequer pediram a comprovação do defeito - me enviaram outra dias depois sem cobrar absolutamente nada. MELHOR ATENDIMENTO DA VIDA, INDICO MUITO! (Webookers)


• RECOMENDA: todos deveriam ter?

Super recomendo, mas acredito que seja um dispositivo para um público específico (diferente de um smartphone, por exemplo). Para quem é apaixonado por leitura e tem a vida agitada considero um item obrigatório, mas para quem deseja somente um objeto mais prático para estudo e ficou interessado em comprar um eReader por ser mais barato que um tablet, é melhor economizar um pouco mais e investir em um tablet pois nenhum eReader possui editor de textos. No meu caso foi a melhor compra que já fiz em toda a minha vida!


E é isso, gente!

Essa foi a minha primeira resenha tecnológica e espero que seja útil para vocês. Caso surja alguma dúvida sobre algo que eu não tenha dito, deixem nos comentários que irei responder o mais rápido possível.

Até a próxima!

Beijos,
Isabella Proença.

2 comentários: