domingo, 6 de maio de 2018

Minha primeira habilitação: exame médico e psicológico

Oi pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim!

Na postagem de hoje, dando continuidade a série "minha primeira habilitação", falarei detalhadamente sobre como foi a minha experiência em relação ao exame médico e psicológico do DETRAN.


Como já mencionei na postagem anterior, a clínica em que o exame é feito é escolhida pelo próprio sistema do DETRAN através de um sorteio automático baseado no endereço residencial ou comercial do candidato à habilitação mediante comprovação. Levei minha carteira de trabalho e solicitei que utilizassem o endereço da empresa em que estagio pois seria melhor para mim e assim o fizeram. Caí na clínica DECATRAN que fica localizada no endereço: Rua da Conceição n° 105. Centro, Rio de Janeiro - RJ. O agendamento é feito diretamente com a clínica e estava tão ansiosa que liguei assim que saí do DETRAN (após a entrega da documentação, coleta das digitais e foto 3x4), ainda durante o meu almoço.

Cometi uma pequena gafe: meus créditos estavam acabando e acabei sendo um pouco ríspida com a - até então - recepcionista pois estava com medo da ligação cair e ela não parava de me dar informações, até que no fim ela falou a seguinte frase: "inclusive eu sou a psicóloga que vai realizar o seu exame". Gelei, agradeci e desliguei! 😂

Agendei para semana seguinte (12/04 às 8h) pois era a data mais próxima disponível e confesso que essa espera me deixou mais nervosa e ansiosa do que já estava, porém fiz minhas habituais pesquisas no Google e elas serviram tanto para me acalmar quanto para me preparar para o que estava por vir.


Compareci no endereço no dia marcado, pouco antes do horário agendado e - para minha surpresa - se tratava de um edifício. Já haviam outras pessoas aguardando na recepção e o porteiro nos informou que só poderíamos subir às 8h em ponto. Quando subimos nos dividimos involuntariamente em grupos pois no prédio há três clínicas credenciadas do DETRAN, cada uma está localizada em um andar diferente e o sorteio especificou qual seria a clínica de cada um. Por sorte, o meu grupo era - ou ao menos parecia ser - o menor.

Quando entramos recebemos do atendente um questionário semelhante a este, apresentamos identidade, registramos nossa biometria e fomos chamados, um a um, para efetuar o pagamento.

VALORES:

Exame médico: R$80,00
Exame psicológico: R$115,00

FORMA DE PAGAMENTO:

Apenas em dinheiro.

Aguardamos até aproximadamente 9h e admito que a demora estava me preocupando pois iria para o estágio assim que o exame terminasse, mas não tinha nenhuma opção a não ser esperar. Fomos direcionados a uma sala relativamente pequena e alguns minutos depois a psicóloga - finalmente - deu início às 3h30min (sério!) que passamos ali dentro.

Ela pediu para desligarmos e guardamos nossos celulares, conversou um pouco conosco sobre o processo de forma geral e nos entregou a folha de entrevista para preenchermos os campos que solicitavam nossos dados pessoais (pois as perguntas em si seriam respondidas posteriormente - por ela - durante a entrevista individual). Quando terminamos nos foi entregue - de uma só vez - 4 dos 6 exames que seriam aplicados, mas fizemos um por um de acordo com os comandos e instruções dela. E agora, sem mais delongas, vamos ao detalhamento dos mesmos. 💪

1. R-1 FORMA B – TESTE NÃO VERBAL DE INTELIGÊNCIA


Apesar de não lembrar a ordem exata em que todos os testes foram feitos, tenho certeza que esse foi o primeiro. Explicando grosso modo, consiste em um livrinho que contém 40 figuras e em todas falta uma parte. Abaixo delas há algumas opções de imagens e você deve escolher a que as completa corretamente e marcar na folha de respostas.


A figura acima é a que aparece na primeira página do livro e é nítido que a resposta certa é a letra, porém a dificuldade aumenta no decorrer das páginas.

A psicóloga estipulou o prazo de meia hora e tive que chutar 5 que fiquei em dúvida pois não deu tempo de analisá-las.

Não sei quantas acertei porque não foi passado gabarito e/ou correção de nenhum dos testes, mas acredito que tenha sido no mínimo 35.

2. ATENÇÃO CONCENTRADA


Quem me conhece sabe que amos jogos de puzzle e esse teste é bem semelhante a eles, então nem preciso dizer que foi o meu favorito, né? 😂

Você deve marcar (com apenas um traço na diagonal) a seta correta de acordo com o exemplo dado acima, mas atenção às regrinhas: a) é para marcar as setas individuais, não as três juntas b) não pode pular linhas, é necessário verificar a linha inteira e depois passar para a próxima.

O objetivo é marcar a maior quantidade de setas possível dentro do tempo estabelecido que - no caso - foi de 5min. Consegui passar da metade da folha sem - creio eu - nenhum erro.

3. ATENÇÃO MÚTUA

Infelizmente não encontrei nenhuma imagem que fosse sequer semelhante à desse teste, porém é bem parecido com o que descrevi acima (atenção concentrada). A diferença principal é que cada linha possui uma figura em destaque diferente a ser marcada.

Exemplo:

A) Exercício em branco.

Ѯ: Ѯ ѱ ѯ Ѯ Ѱ ѯ Ѧ Ѯ ѯ Ѩ Ѯ ѯ Ѱ Ѯ 
Ѱ: ѰѯѱѦѰѱѦѰѱѯѰ 
ѯ: Ш ѯ Ѱ ѱ щ Ѱ Ѯ ѯ Щ Ѯ ѱ ѯ
Ш: Ш ѱ Щ щ Ѱ Ш Щ Ш ш Ѱ Ш
Ѧ: Ѧ Ѩ ѩ Ѯ Ѧ Ѩ Ѧ ѯ ѩ Ѧ Ѯ Ѧ Ѧ 

B) Exercício feito.

Ѯ: Ѯ ѱ ѯ Ѯ Ѱ ѯ Ѧ Ѯ ѯ Ѩ Ѯ ѯ Ѱ Ѯ
Ѱ: ѰѯѱѦѰѱѦѰѱѯѰ
ѯ: Ш ѯ Ѱ ѱ щ Ѱ Ѯ ѯ Щ Ѯ ѱ ѯ
Ш: Ш ѱ Щ щ Ѱ Ш Щ Ш ш Ѱ Ш
Ѧ: Ѧ Ѩ ѩ Ѯ Ѧ Ѩ Ѧ ѯ ѩ Ѧ Ѯ Ѧ Ѧ

As regras e o tempo também foram iguais os da atividade anterior e acredito que meu desempenho tenha sido tão bom quanto.

4. NOÇÃO DE ESPAÇO

Particularmente, esse foi o teste em que mais senti dificuldade. Assim como o anterior, não encontrei nenhuma imagem que fosse sequer semelhante à ele e não há como exemplificá-lo pois é visualmente complexo, mas tentarei explicá-lo e espero que não fique confuso.

Há figuras geométricas centrais e ao lado delas há opções de "desmembramento" das mesmas e o objetivo é marcar aquele corresponde à que está em destaque.

Explicando grosso modo, o exercício destaca uma forma geométrica e ao lado dela há figuras geométricas fragmentadas e você precisa que marcar aquela em que, ao juntar todos os pedaços, se transforme na forma geométrica destacada.

Deu para entender? 😂

Apesar de tê-lo achado complicado atingi a pontuação necessária para ser aprovada.


À essa altura todos os testes que recebemos no início já haviam sido feitos e por alguns instantes me iludi pensando que finalmente tinham acabado, até que a psicóloga distribuiu uma imagem plastificada. 5º teste do dia!

5. MEMÓRIA

Apesar de também não ter encontrado a imagem exata desse teste, ela era bem simples e o mesmo poderia ser realizado com qualquer outra. O objetivo era memorizar os elementos que a compunham e listá-los após o recolhimento. Rápido e fácil.

6. PALOGRÁFICO


O último, e mais temido por mim durante minhas pesquisas, foi o famoso teste dos "pauzinhos". Descobri que ele é aplicado até em entrevistas de emprego e encontrei uma análise super longa do mesmo que me ajudou bastante (clique aqui). É bem simples: fazer riscos no papel, porém eles precisam ser o mais consistentes possíveis. 

No caso, a psicóloga mandou contarmos enquanto os fazíamos e toda vez que ela dissesse a palavra "sinal" fazermos um risco horizontal e colocarmos a quantidade contada, em seguida repetir o processo até o fim do prazo estipulado (5 min).

Ela nos alertou para diferenças discrepantes entre uma quantidade e outra, espaçamento e alinhamento. 

Foi um saco! Minha mão doeu muito e eu me perdi nas contas algumas vezes, mas no fim deu tudo certo.


Após entregarmos o último teste a psicóloga pediu para sairmos da sala aguardarmos novamente na recepção pois ela chamaria um a um para a entrevista. Assim foi feito. Ela fez perguntas básicas como: "onde você mora?", "com quem você mora?", "onde você trabalha?", "há quanto tempo?", "você bebe?", "você fuma?". Graças a Deus fui aprovada em todos os testes e ainda recebi um elogio pela minha boa memória.

Ela assinou e carimbou a parte de avaliação psicológica da caderneta de exames e assim que ela finalizou a entrevista fui direcionada ao consultório médico (que ficava na sala ao lado).


O médico que me examinou era um senhor de idade bem agitado e engraçado. Parecia estar tão empolgado e feliz com o trabalho que sua alegria me contagiou (é sério!). 💞

Pensei que só faria um exame oftalmológico, mas ele também pediu para que eu realizasse alguns exercícios físicos básicos.

● Apertar a mão dele com toda a minha força.
● Correr de um lado para o outro o mais rápido possível.
● Juntar os pés, abrir os braços, fechar os olhos e tocar a ponta do meu nariz com o dedo indicador da mão esquerda e depois da mão direita.

Ele não explicou o objetivo de nenhum deles e isso me fez considerá-los bem bobos, mas assim que os terminei "corri" para a cadeira para começarmos o oftalmológico. Estava bastante receosa pois nunca havia ido no oftalmologista e temia ter algum problema ocular que impedisse minha aprovação, porém - assim como todos os anteriores - foi bem mais tranquilo do que imaginei.

1. VISÃO PERIFÉRICA: Encostei o meu queixo em um aparelho que possui duas "hastes" de metal (uma à esquerda e outra à direita) com uma lâmpada de LED na ponta e um ponto vermelho no centro. O médico pediu para que eu olhasse fixamente para o ponto e indicasse qual das duas luzes havia acendido. 

2. VISÃO: Me debrucei sobre o "microscópio" e precisei identificar uma sequência de letras minúsculas. Após isso, o médico avisou que lançaria uma luz forte e que eu precisaria dizer qual letra apareceria logo após ela. 

Durante os procedimentos ele fez algumas perguntas semelhantes às da entrevista (trabalho e vida), mas não sei se faz parte do protocolo.

Fui aprovada e a minha caderneta de exames foi também assinada e carimbada por ele na área de exame de aptidão física e mental. "Até daqui 5 anos, boa sorte no trânsito!" 🙏

OBS.: não sei quais são os nomes corretos dos aparelhos/exames e por isso tentei descrevê-los de acordo com o que me aparentavam ser, perdão pela utilização de termos chulos. 


Ao sair do consultório solicitei ao recepcionista um comprovante de presença para apresentar no estágio (pois demorou muito mais tempo do que imaginei), o recebi e fui liberada. Estava feliz e ansiosa para enfim dar início às aulas teóricas. 

Mesmo tendo chegado tarde na empresa minha chefe permitiu que eu saísse no meu horário habitual e compensasse as horas outro dia, então, adivinhem: assim que acabou meu expediente fui direto para a autoescola entregar a caderneta (😂), porém - como demoraria até 24h para a minha aprovação constar no sistema - não pude ser inscrita imediatamente em turma e o atendente pediu para que eu ligasse no dia seguinte. O fiz e tudo deu certo! Iniciei as aulas dia 17/04. 😍

E foi isso! 🙌


Como já falei na postagem anterior, a minha intenção ao fazer uma série sobre esse assunto é - além de registrar o processo - ajudá-los de alguma forma. Espero estar conseguindo fazê-lo! ☺

Caso tenham alguma dúvida deixe-a no comentário e tentarei saná-la da melhor forma possível.

Até a próxima!

Beijos,
Isabella Proença.

2 comentários:

  1. interesting post dear i like it thanks for sharing,best wishes for you..

    https://clicknorder.pk online shopping in pakistan

    ResponderExcluir
  2. me lembro de qd fiz... boa sorte p tirar sua carteira bjo https://aninhapaulino.wixsite.com/cantinho/blog/por-a%C3%AD

    ResponderExcluir