domingo, 29 de abril de 2018

Minha primeira habilitação: abertura do processo

Oi pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim!

No dia 5 de abril de 2018 dei início ao meu processo de habilitação na categoria B! 😍 Finalmente, depois de uma série de impedimentos que me obrigaram a adiá-lo durante alguns meses, consegui arcar sozinha com todos os custos oriundos e me matricular na autoescola.

Dirigir nunca foi um sonho e confesso que continua não sendo, mas se tornou minha meta prioritária por uma série de motivos. Agraciada por possuir uma mente que detém preocupações ininterruptas, penso muito em situações emergenciais onde saber conduzir um veículo pode ser crucial. Meu pai é a única pessoa habilitada na nossa casa e daqui há poucas semanas a Bebecca estará conosco, então é importante que antecipemos e precavamos quaisquer adversidades que possam ocorrer (fora a possibilidade de haver um Apocalipse Zumbi, né? 😂).

Compartilharei aqui no blog todas as etapas que me levarão a essa conquista e hoje explicarei toda a parte burocrática: desde o pagamento do DUDA (Documento Único do Detran de Arrecadação) até o começo do CFC (curso de formação de condutores).


Requisitos:

Ser maior de 18 anos.
Saber ler e escrever.
Possuir carteira de identidade ou equivalente;
Possuir CPF próprio.

Documentação:

Original e cópia do documento de identificação;
Original e cópia do CPF;
Original e cópia do comprovante de residência ou fazer declaração de residência;
Original do Duda pago.

Exames:

Exame médico;
Exame psicológico;
Exame de legislação de trânsito;
Exame de direção.

Taxa de serviço (2018): 

R$ 278,60 (Emita seu boleto aqui)

Taxa de reexame (2018):

R$ 104,13 (Emita seu boleto aqui)

Fonte: Detran

Procedimentos (minha experiência):

Fiz diversas pesquisas sobre todos os detalhes que vocês podem imaginar, então antes mesmo de pagar o DUDA já havia escolhido a autoescola. Demorei um pouco para emitir o boleto pois não estava me sentindo segura e queria a orientação do meu pai, mas ele estava sem tempo e acabei ligando para o próprio DETRAN para tirar as minhas dúvidas (façam isso!). A atendente foi super solicita e me explicou tudo o que eu precisava saber: ao pagar o boleto demoraria em torno de 24h para compensar e após a compensação eu deveria ligar novamente, com o número do DUDA em mãos, para agendar a entrega da documentação (que citei acima) em uma das unidades do DETRAN.

Na mesma hora emiti o boleto, o paguei e - quando saí do estágio - fui para a autoescola efetuar a minha matrícula. Para fazê-la bastou levar o DUDA pago, identidade, CPF e comprovante de residência, mas o sistema só liberou a inclusão em turma após aprovação nos exames médico e psicológico (que falarei sobre em outra postagem). Dei uma entrada de R$200,00 e estou pagando o valor promocional total de R$1.000,00 parcelado em 3x no carnê.

Passadas as 24h liguei novamente para o DETRAN e agendei a entrega dos meus documentos. Havia horário disponível no dia seguinte e pude escolher a unidade (no caso, a escolhida por mim foi a sede/RJ). Compareci pouco antes do horário agendado e, apesar do local estar abarrotado de gente, aparentemente não havia muita demanda para o serviço de primeira habilitação.

Na recepção recebi minha senha de atendimento e uma declaração de atividade remunerada que, para ser sincera, não tinha ideia do que se tratava. As atendentes me explicaram que eu deveria preenchê-la alegando (ou não) a minha intenção de exercer atividade remunerada ao volante. É um requisito obrigatório para motoristas e/ou qualquer profissional que transporte pessoas ou bens e a sigla (EAR) consta na PPD (Permissão Para Dirigir) ou na CNH. A única diferença ao preenchê-la positivamente seria que daqui há 5 anos (na renovação da CNH) eu teria que refazer - além do exame médico - o exame psicológico. Então - como no momento não haveria nenhum custo extra - preenchi positivamente. Vai que, né? (Ps.: há como incluí-la depois mediante o pagamento de um novo DUDA)

Após poucos minutos de espera minha senha foi chamada e entreguei minha documentação e a declaração. Assinei um ou dois documentos (não lembro 😂) e fiquei aguardando a atendente - provavelmente - preencher trezentos formulários no sistema. Quando ela terminou pediu para que eu fosse para o outro lado do saguão pois iriam me chamar pelo nome para tirar a foto 3x4 e coletar as digitais. Não esperei nem 5min e quando tudo foi concluído recebi um documento semelhante a este:

(Exceto o campo de motocicleta pois estou tirando apenas na categoria B)
Onde, do outro lado dessa folha, estavam as informações (endereço e telefone) da clínica que havia sido sorteada pelo sistema para que eu fizesse os exames. Segundo eles o sistema sorteia a clínica aleatoriamente de acordo com o endereço da sua casa ou do seu trabalho (somente com a comprovação dos mesmos) e me informaram que eu deveria ligar para agendar diretamente com a própria clínica. 

Saindo do DETRAN fui almoçar e estava tão ansiosa que fiz\a ligação durante o almoço. Foi solicitado apenas o número do meu RENACH (Registro Nacional de Carteira de Habilitação). Estava com um pouco de pressa pois não tinha muitos créditos no celular, mas consegui marcar para a semana seguinte (12/04) às 8h.

PARA SABER TODOS OS DETALHES DOS EXAMES MÉDICO E PSICOLÓGICO CLIQUE AQUI. (EM BREVE)

Com a graça de Deus fui aprovada em ambos e a psicóloga e o oftalmologista preencheram os campos que lhes cabiam da caderneta de exames para que eu levasse para a autoescola e, enfim, pudesse iniciar as aulas teóricas. Levei novamente no mesmo dia após o estágio e os atendentes da autoescola pediram para que eu ligasse no dia seguinte pois demoraria entre 24h e 48h para constar a minha aprovação no sistema. Quando liguei eles me inseriram na turma do horário que eu havia solicitado anteriormente (18h às 20h) e iniciei as aulas dia 17/04. 💞

Até o momento (29/04) fiz 16 horas-aula das 45 que são necessárias e a última será dia 23/05. Perto de concluir farei uma postagem exclusiva sobre as mesmas, mas já adianto que as regras variam de autoescola para autoescola.


E é isso!

A minha intenção ao fazer uma série de postagens sobre esse assunto é - além de registrar o processo - ajudá-los de alguma forma. Espero já ter conseguido através dessa primeira e continuar conseguindo nas próximas.

Até a próxima!

Beijos,
Isabella Proença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário